domingo, 10 de fevereiro de 2013

A World of ...masks








Veneza!!!!

E lá vou eu outra vez...a caminho da "corte"...

Por esta altura ...é impossivel  não se apaixonar pela arte das mascaras deste sitio, está nos genes desta gente " a arte do disfarçe."

Passeiam-se por estes dias, os rasgos de génios, atirados a uma arte com séculos de tradição.

E nós agradecemos, a beleza que nos é oferecida e  que não podia deixar de partilhar...





O Carnaval de Veneza (Itália: Carnevale di Venezia) é um festival anual, realizado em Veneza, Itália.

O Carnaval começa em torno de duas semanas antes da quarta feira de cinzas e termina na terça de carnaval (terça-feira gorda ou Mardi Gras), um dia antes das Cinzas.








Carnaval começou como um momento de celebração e de expressão , as máscaras eram uma forma de esconder a identidade entre as classes sociais.

Durante a década de 1970, o governo italiano decidiu trazer de volta a história e a cultura de Veneza, e pediu para usar o tradicional Carnaval como a peça central de seus esforços. Hoje, cerca de 30.000 visitantes vêm para Veneza a cada dia de Carnaval.
 




História
 O Carnaval de Veneza é dito ter originado a partir de uma importante vitória do “della Repubblica Serenissima” (como era chamada a cidade de VENEZIA naqueles tempos), na guerra contra Ulrico, o patriarca de Aquiléia, em 1162 . Para comemorar esta vitória, as danças e as reuniões passaram a realizar-se em Praça de San Marco.

É claro, como era habitual naqueles tempos, e devido ao caráter multicultural de Veneza, mágicos e outros se juntaram à festa.




Carnaval de Veneza


















Carnaval de Máscaras de Veneza

As máscaras sempre foram uma característica central do Venetian carnaval, tradicionalmente as pessoas eram autorizadas a usá-las entre a festa de Santo Stefano ( St. Stephen’s Day , 26 de dezembro) e o início da temporada de carnaval e meia-noite de terça-feira gorda .

As máscaras originais eram bastante simples em design e decoração e muitas vezes tinham uma função simbólica e prática.

Atualmente, a maioria delas é feita com a aplicação de gesso e folha de ouro e são todas pintadas à mão com penas naturais e pedras preciosas para decorar.











Em Veneza, nas belas mansões e palácios do Gran Canale, organizam-se também luxuosos bailes, regados a champanhe e animados por ruidosas orquestras. A alta sociedade internacional, afastada do burburinho das ruas, comparece aos salões dos hotéis de luxo, decorados a cada ano com temas retirados das óperas de Verdi.
 Neles dançam-se valsa, tarantela e até mesmo o samba, cada vez mais popular. O povo, por sua vez, concentrado na Praça São Marcos, se diverte de maneira bem mais desinibida.

Em qualquer um desses sitios mágicos adoraria estar!...coberta por uma mascara , pérolas , joias e flores ...............


1 comentário:

liduh disse...

Oi Dina!
Obrigada pela visita:)
Adoro as máscaras de Veneza, são realmente encantadoras;)
Beijos!